sexta-feira, 10 de março de 2017

 ENTREVISTA REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA BENEDITA DE CASTRO LIMA.

  Como os docentes lidam com as tecnologias digitais ? 
 "Na verdade, há dois anos atrás todos os computadores da Escola foram furtados, só no início desse ano letivo recebemos a remessa de novos computadores, geralmente os alunos usam os computadores sob a orientação de alguns docentes, mas nem todos os docentes utilizam esses recursos. A maioria dos docentes ainda usam o data show em sala de aula, que aliás é o recurso mais utilizado".
  Sabendo o que é educação, quais são os elementos preliminares para compreender o processo de educar ?
"Sim. Em primeiro lugar nos professores temos que ter ciência da individualidade, a educação por si, já é um elemento transformador na sociedade, ela é um objeto mediador de conflitos e esclarecimentos.
A educação é um meio de mudança social e formação de sujeitos da mudança social . Com base nessa afirmação, é possível chegar a mudança social apenas através da educação ?
" Sim. Tanto que ela já promove essa mudança, o indivíduo chega a escola com conceitos próprios da realidade em que vive. A escola em seu papel dá para ele os suportes necessários para a reformulação desses conceitos. Porém, a escola atual está sobrecarregada, se não bastassem todas as suas responsabilidades, a sociedade atribui a ela a a função que deveria ser da família, ou seja, a escola
tem que fazer, também o papel da família que na verdade não lhes corresponde".
O conhecimento é acessível para todos ?
"Não. Na nossa sociedade na há a igualdade de acesso, ainda hoje muitas crianças e adolescentes estão fora da escola, por falta de vagas, distância da instituição, de forma geral pode-se afirmar que atualmente não existe a igualdade de acesso para todos os indivíduos que compõem a sociedade.
É possível falar de ciência sem citar a questão da religiosidade ?
"Na verdade é muito complicado para o professor, pois ao falarmos sobre " A evolução das Espécies", por exemplo, pode surgir questionamentos religiosos, cabe ao professor ter maturidade para saber contornar a situação. Nós vivemos em uma sociedade muito discriminatória inclusive em questões que envolvem de alguma forma a religiosidade".


3 comentários: