quinta-feira, 11 de maio de 2017

Olá pessoal no dia 05/05/2017 o professor Fernando, fez uma rápida revisão do que vimos ao longo do período nas aulas. A aula foi bem dinâmica e divertida, conversamos, brincamos, sorrimos, e o professor nos disse coisas significativas para a nossa vida, pediu que falássemos sobre ele, sobre a disciplina e sobre a metodologia de ensino usada por ele. Em seguida pediu que respondêssemos algumas perguntas.
Nos pediu também que fizéssemos uma leitura da aula a luz do artigo encontrado no link abaixo:
 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742001000200004

O professor Iniciou a aula falando que a pesquisa para um artigo começa a partir da inquietação diante dos conhecimentos já existentes sobre determinado assunto, dessa inquietação surge a problematização, que consiste na pergunta geradora, daí parte-se para os objetivos geral e específico. A abordagem será feita através das técnicas de métodos ou técnicas de coleta de dados. Ao fim do trabalho o autor poderá publicá-lo em eventos ou periódicos, para isso o trabalho deve seguir as normas.
 O artigo encontrado através do link trata justamente dessas pesquisas e da importância dessas pesquisas  para o espaço de realização dela. fala-se também do que é feito com esses estudos, diante do que é exposto no artigo as pesquisas demoraram um pouco para se fixar no espaço educacional, mas a demanda aumentou com a oferta de bolsas de estudo nas universidades. Junto com as pesquisas começam a surgir as metodologias, e o processo de surgimento das pesquisas é marcado por questões, como liberdade de manifestação e o surgimento de diversos movimentos sociais. Aos poucos alguns grupos de pesquisa vão se consolidando e se expandindo nas instituições de ensino público e privado. todo o processo de surgimento avanço, expansão e permanência das pesquisas científicas são colocadas dentro do contexto do artigo que segue todo o processo visto em sala de aula.
Bom, por hoje é só.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Olá pessoal, nos ausentamos do blog há alguns dias...perdoem-nos, mas temos que correr contra o tempo para dar conta de tudo, e inclusive do artigo científico.
Queremos falar nesse momento justamente sobre o artigo científico que estamos construindo. Claro que não se trata de algo terrível e impossível de produzir, mas pode se tornar algo muito trabalhoso caso não se tenha uma certa organização para fazê-lo. Visto que estamos cheios de trabalhos para apresentar das outras disciplinas, que tal escolher um dos temas desses trabalhos para a partir dele fazer também o artigo científico ? Assim vocês poderão se dedicar melhor aos trabalhos sem que se prejudiquem.
Mas é claro que as anotações de trabalhos anteriores também ajudar bastante, caso você queira construir o artigo a partir de um conteúdo mais antigo.
Não esqueçam! antes de tudo identifiquem o tema, em seguida problematize e defina seu objetivo. Afinal, quem escreve, escreve sobre algo, escreve também por algum motivo, e para alcançar algum objetivo. 

Resultado de imagem para artigo cientifico pedagogia


Há, compartilhem as dificuldades de vocês...contem-nos como está a produção do artigo, e se tiverem alguma dúvida deixem-as aqui, para discutirmos e/ou respondê-las.
Sabemos que chegaremos lá diante do esforço de todos nós...bom trabalho!

sábado, 8 de abril de 2017

Nossa aula 07/04/2017, foi bastante produtiva. Podemos entender um pouco o que é, e como se constrói um artigo científico.



  1. Introdução, que deve conter mais ou menos uma página e meia ou duas;
  2. Parte teórica, deve conter de quatro a seis páginas, essa é a parte geral, devem ser abordados nessa parte mais ou menos oito autores.
  3. Parte específica, deve conter também de quatro a seis páginas, aqui faz-se uma espécia de filtração da abordagem geral, tornando-a objetiva e específica.
  4. Metodologia, deve conter de quatro a seis páginas, com informações básicas, "como fiz a pesquisa ?", "resultados da pesquisa, e uma análise de todo o trabalho. 
  5. Considerações, para concluir o trabalho, você deve dizer se alcançou seu objetivo na realização do trabalho, se não alcançou...por quê ?   


Também nosso professor Fernando Pimentel, nos apresentou dicas como:

  • Quantidade de folhas em cada etapa do artigo.
  • Como formular a problemática inicial do artigo.
  • Dicas de leituras clássicas, pois elas nos ajudam a desenvolver melhor o nosso artigo e entre outras...

No segundo momento da aula foi solicitado pelo mesmo um novo desafio, ou seja, trabalho. Teremos que elaborar um artigo científico, tendo base as temáticas vistas nas matérias do 1º período ainda em curso.

" E lá vamos nós".
Resultado de imagem para feliz para estudar

Se vocês tiverem alguma dúvida deixem nos comentários para que possamos aprender e esclarecer juntos.

quarta-feira, 29 de março de 2017


E no segundo momento de nossa expedição,fomos direcionados através de um enigma à biblioteca central, para juntos participarmos de uma palestra com a estimada professora, Helena Cristina Pimentel, uma das responsáveis pela criação do padrão UFAL de normatização, que são normas responsáveis  por organizar trabalhos acadêmicos regidos pela ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS).Tivemos o espaço para realizamos perguntas, retirar dúvidas e conhecemos melhor o espaço da biblioteca.








quinta-feira, 16 de março de 2017

                                                  Diferença entre resumo e resenha
Resumo: fazer um resumo é sintetizar as principais ideias de um texto, livro e etc. Fazendo com que através do resumo seja desnecessária a consulta do documento original, justamente pelo fato de que no resumo estarão contidas todas as ideias principais e essenciais do documento resumido.
Resenha: sintetizar e analisar um determinado texto, sendo que o que diferencia a resenha do resumo é a liberdade que o indivíduo tem de expor seu ponto de vista e opinar sobre o texto, porém na resenha evita-se primeira pessoa.
   Na aula do dia 10/03/2017 inicialmente falamos sobre ciência e pesquisa científica, e vimos que não são apenas cientistas que fazem ciência e que ciência é a aquisição de conhecimentos "entregamos" a resenha descritiva solicitada pelo professor na semana anterior e no final da aula ele pediu que trocássemos os trabalhos (resenha crítica) e observássemos os erros na estrutura da resenha que nossos colegas haviam feito.
   Durante a aula o professor Fernando, nos orientou a respeito da Metodologia do trabalho como uma explicação sucinta.Vimos que:
Monografia é o  estudo detalhado e exaustivo, baseado em pesquisa bibliográfica e trabalho experimental.
O conhecimento científico utiliza-se da intuição, do empirismo, e do racionalismo. Já os métodos científicos são indutivo, dedutivo e hipotético.
Foi exposta ainda a diferença entre resumo e resenha, e como fazer um fichamento.
Vimos também que pesquisa é o processo através do qual se adquire novos conhecimentos.
Ao final da aula foi-nos solicitado expor aqui no blog a diferença entre resumo e resenha.
Bem! este é um pequeno resumo da nossa aula.
Até breve!

sexta-feira, 10 de março de 2017

Elementos Pré-textuais, textuais e pós-textuais
 Antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho.
 Elementos Pré-textuais
  •  Folha de rosto
  •  Errata (opcional)
  •  Folha de aprovação
  •  Dedicatória (opcional)
  •  Agradecimentos (opcional)
  •  Epígrafe (opcional)
  •  Resumo na língua vernácula
  •  Resumo em língua estrangeira
  •  Lista de ilustrações (opcional)
  •  Lista de tabelas (opcional)
  •  Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
  •  Lista de símbolos (opcional)
  •  Sumário
  •  Elementos Textuais
  •  Introdução
  •  Desenvolvimento
  •  Conclusão
  •  A nomenclatura dos títulos e seções dos elementos textuais fica a critério do autor do trabalho.
  • Elementos Pós-textuais
  •  Referências
  •  Glossário (opcional)
  •  Apêndice (opcional)
  •  Anexo (opcional)
  • Índice  (opcional)





Na aula de 03/03/2017 foram apresentados os trabalhos sobre as pesquisas sobre os seguintes métodos de pesquisa:
Etnografia, que consiste basicamente no estudo descritivo da cultura dos povos, seu principal objeto é o registro (caderno).
Pesquisa Participante, que é voltada para a resolução de problemas dos menos favorecidos, anda em conjunto com a Pesquisa Ação. Na Pesquisa Participante a comunidade participa da coleta e análise de dados.
Estudo de Caso, que consiste na busca de ferramentas para identificar e resolver um problema mal estruturado, nele a análise é feita tanto individualmente quando coletivamente a cerca das informações expostas.
Pesquisa Ação, é um método de pesquisa que visa a resolução de um problema identificado em uma determinada comunidade, na Pesquisa Ação, a comunidade participa apenas da coleta de dados.
Webgráfica, a qual referte-se em nossa descrição superficial a uma determinada listagem de sites disponíveis para pesquisa.
Educação Comparada, que consiste na comparação de ferramentas em todos os campos da educação. 
 ENTREVISTA REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA BENEDITA DE CASTRO LIMA.

  Como os docentes lidam com as tecnologias digitais ? 
 "Na verdade, há dois anos atrás todos os computadores da Escola foram furtados, só no início desse ano letivo recebemos a remessa de novos computadores, geralmente os alunos usam os computadores sob a orientação de alguns docentes, mas nem todos os docentes utilizam esses recursos. A maioria dos docentes ainda usam o data show em sala de aula, que aliás é o recurso mais utilizado".
  Sabendo o que é educação, quais são os elementos preliminares para compreender o processo de educar ?
"Sim. Em primeiro lugar nos professores temos que ter ciência da individualidade, a educação por si, já é um elemento transformador na sociedade, ela é um objeto mediador de conflitos e esclarecimentos.
A educação é um meio de mudança social e formação de sujeitos da mudança social . Com base nessa afirmação, é possível chegar a mudança social apenas através da educação ?
" Sim. Tanto que ela já promove essa mudança, o indivíduo chega a escola com conceitos próprios da realidade em que vive. A escola em seu papel dá para ele os suportes necessários para a reformulação desses conceitos. Porém, a escola atual está sobrecarregada, se não bastassem todas as suas responsabilidades, a sociedade atribui a ela a a função que deveria ser da família, ou seja, a escola
tem que fazer, também o papel da família que na verdade não lhes corresponde".
O conhecimento é acessível para todos ?
"Não. Na nossa sociedade na há a igualdade de acesso, ainda hoje muitas crianças e adolescentes estão fora da escola, por falta de vagas, distância da instituição, de forma geral pode-se afirmar que atualmente não existe a igualdade de acesso para todos os indivíduos que compõem a sociedade.
É possível falar de ciência sem citar a questão da religiosidade ?
"Na verdade é muito complicado para o professor, pois ao falarmos sobre " A evolução das Espécies", por exemplo, pode surgir questionamentos religiosos, cabe ao professor ter maturidade para saber contornar a situação. Nós vivemos em uma sociedade muito discriminatória inclusive em questões que envolvem de alguma forma a religiosidade".


Tipos de conhecimento


Conhecimento popular ou senso comum.

Tem como características, antigos costumes passados de geração em geração, motivando o indivíduo a prática do conhecimento popular e o seguimento de superstições.





Conhecimento religioso

Reflete-se a explicação do sobrenatural com respostas indiscutíveis, aceitáveis por estarem relacionadas a uma entidade superior.


Conhecimento Filosófico

Baseia-se na exploração de argumentos afim de responder questões do nosso cotidiano buscando a verdade.



Conhecimento científico

É uma análise de métodos que comprovem a veracidade de fatos por meio de argumentos aceitáveis e muitas vezes inaceitáveis, articulados através de experimentos e pesquisas.











Aula de 10/02/2017

Metodologia da pesquisa em educação

   A palavra pesquisa derivada do latim ( perquiro), procurar; buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se, inquirir; perguntar; indagar; aprofundar. Pesquisa é a investigação feita com objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso.

Metodologia, é basicamente um elemento de pesquisa.
Para pesquisar é preciso buscar o que não sabe, é preciso perguntar a respeito até das coisas mais obvias; ser uma criança-cientista.
Vimos ainda os seguintes tópicos:
O que é preciso para fazer ciência ?
Para que serve a ciência ?
Onde se faz ciência ?
Gostaria de ser um/uma cientista ?
A escola como um campo de pesquisa, o que chama nossa atenção, como compreender a escola diante dos conhecimentos que já adquirimos...

Atividades para casa
Conceituar os tipos de conhecimentos no blog;
para finalizar foi-nos solicitada uma pesquisa para realizarmos no dia 17/02/2017

Na aula de 03/02/2017 iniciamos a aula mais uma vez depois de dividir a turma em grupos para fazermos uma pesquisa na qual recorremos ao dicionário. Conceituamos algumas as palavras que seguem abaixo:
Ciência:
Declínio:
Conhecimento:
Indulgente:
Calibração:
Status:
Paleontologia:
Tese:
Falibilidade:
Incutir:

   Todas essas palavras foram retiradas do segundo capítulo do livro "um mundo assombrado pelos demônios, (Carl Sagan), Ciência e Esperança". o livro reflete sobre as ações cientificas e religiosas, segue um pequeno resumo do capítulo:

   "A ciência é uma perspectiva de compreender como as coisas realmente funcionam,uma tentativa de compreender o mundo, ajudando esclarecer sobre as questões mais profundas como natureza, destino da nossa espécie e origens. Vale ressaltar que a ciência possui um mecanismo de correção de erros embutidos, fornecendo a correção dos nossos erros no meio do caminho, além de proporcionar um sistema essencial  de alerta antecipado, sendo também um meio de desmascarar aqueles que apenas fingem conhecê-la.
     As religiões envolve as crenças e também possem seu papel assim como a ciência, mesmo que muitas vezes nos traga uma tradução menos correta das coisas, pois as religiões validam-se de profecias para fundamentar suas crenças."

   Fizemos anteriormente uma breve leitura de um texto sobre os tipos de conhecimento existentes na sociedade, a partir dos conhecimentos absorvidos desenvolvemos um trabalho de campo e pesquisa. Mais uma vez a turma foi dividida em 04 (quatro) grupos, cada um ficou responsável por um tipo de conhecimento, na pesquisa deveriam conter 20 (vinte) entrevistas com alunos de diversos cursos do Campus A.C Simões, sem nenhuma restrição de curso. A entrevista deveria conter:

NOME DO ENTREVISTADO:
IDADE:
CURSO:
O QUE É CONHECIMENTO FILOSÓFICO ?

Olá, na aula de 27/01/2017 analisamos o texto "Pensando um pouco sobre o ato de ler e as práticas sociais, ( CAVALCANTE, M A da S. et. al. Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. Maceió: UFAL - Q - Gráfica, 2006 )". No primeiro momento, a turma foi dividida em alguns grupos, os quais receberam, cada qual, uma lição ( Estudo dirigido do texto ) com 04 (quatro) questões para responder de acordo com o texto e com o auxílio do dicionário.


 Fizemos uma leitura rápida do texto, e em seguida foi feita uma segunda leitura, mais aprofundada, para compreendermos o texto, questionando e interpretando o que estava posto. Aprendemos que existem 02 (dois) tipos de leitura, que são elas:

Objetiva Pragmática- quando o indivíduo ler para determinada função, ou por obrigação.
Formação de Identidade- aquela que acrescenta algo ao ser humano, ajuda-o a compor seu próprio ser.

   Ao ler, o indivíduo realiza um trabalho de compreensão e interpretação. Além disso, amplia seu   mundo de informações e acrescenta algo em sua identidade como ser humano, daí dar-se a importância da leitura. Durante a análise do texto conhecemos algumas estratégias que podem ser muito úteis na hora de construir o sentido textual, como a seleção de ideias, antecipação, interferência, verificação, e decodificação.

   O conteúdo foi proveitoso e muito útil como um todo e como sempre, para nós, futuras pedagogas fica o aprendizado a respeito do ato de ler e a importância deste mesmo como meio de transformação e formação do conhecimento crítico e consciente do indivíduo. Por meio da aula, compreendemos que uma boa leitura não se faz de qualquer forma.

Mapa conceitual





                        
 Nosso objetivo consiste em divulgar alguns conceitos apresentados em nossos encontros semanais.

   No nosso primeiro encontro (em 20/01/2017), inicialmente houve o que chamamos de primeiro contato, e o Professor Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Docente das disciplinas " Organização de Trabalho Acadêmico e Projetos Integradores" nos deu a liberdade de expor algumas de nossas curiosidades a respeito dele. Feito isso, os papéis foram invertidos e então os alunos apresentaram-se dizendo, nome, endereço, falando um pouco sobre si, seus objetivos, o que entendiam a respeito da matéria e responderam algumas curiosidades do professor. Podemos entender, um pouco sobre vários métodos de aprendizagem e suas relações. Também que é um processo de conhecimento de valores que são adquiridos ao longo da vida. Podendo ser modificados conforme as diferentes formas de ensino. Em seguida, conversamos sobre:

Visão Tradicional da Aprendizagem


Basicamente na visão tradicional o professor é mediador e o aluno participante, onde cada um assume o seu papel.

Aprender


Vimos que aprender é conduzir, ministrar, proporcionar, ao outro a possibilidade de conhecer
.

Situações de Aprendizagem


As situações de aprendizagem são diversas, porém podemos citar dentre elas aquela que tem contato direto com nossas emoções, aquela que é pessoal, ou seja particular de cada pessoa, aquela que visa a busca por objetivos, e etc.

Para finalizar o professor solicitou que fizéssemos algumas "tarefas".

-Fazer um webfólio através do Blogspot; 
-fazer um mapa conceitual através do Cmap tools relacionado ao segundo capítulo do livro " Um Mundo Assombrado Pelos Demônios, ( Carl Sagan )".



    Nesse primeiro dia de aula ficou em nós conhecimentos adquiridos a respeito da aprendizagem, e do quanto ela é essencial e está presente no nosso dia a dia. E nós temos o dever de disseminá-la, proporcionando ao próximo a possibilidade de aprender e conhecer.