sábado, 8 de abril de 2017

Nossa aula 07/04/2017, foi bastante produtiva. Podemos entender um pouco o que é, e como se constrói um artigo científico.



  1. Introdução, que deve conter mais ou menos uma página e meia ou duas;
  2. Parte teórica, deve conter de quatro a seis páginas, essa é a parte geral, devem ser abordados nessa parte mais ou menos oito autores.
  3. Parte específica, deve conter também de quatro a seis páginas, aqui faz-se uma espécia de filtração da abordagem geral, tornando-a objetiva e específica.
  4. Metodologia, deve conter de quatro a seis páginas, com informações básicas, "como fiz a pesquisa ?", "resultados da pesquisa, e uma análise de todo o trabalho. 
  5. Considerações, para concluir o trabalho, você deve dizer se alcançou seu objetivo na realização do trabalho, se não alcançou...por quê ?   


Também nosso professor Fernando Pimentel, nos apresentou dicas como:

  • Quantidade de folhas em cada etapa do artigo.
  • Como formular a problemática inicial do artigo.
  • Dicas de leituras clássicas, pois elas nos ajudam a desenvolver melhor o nosso artigo e entre outras...

No segundo momento da aula foi solicitado pelo mesmo um novo desafio, ou seja, trabalho. Teremos que elaborar um artigo científico, tendo base as temáticas vistas nas matérias do 1º período ainda em curso.

" E lá vamos nós".
Resultado de imagem para feliz para estudar

Se vocês tiverem alguma dúvida deixem nos comentários para que possamos aprender e esclarecer juntos.

quarta-feira, 29 de março de 2017


E no segundo momento de nossa expedição,fomos direcionados através de um enigma à biblioteca central, para juntos participarmos de uma palestra com a estimada professora, Helena Cristina Pimentel, uma das responsáveis pela criação do padrão UFAL de normatização, que são normas responsáveis  por organizar trabalhos acadêmicos regidos pela ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS).Tivemos o espaço para realizamos perguntas, retirar dúvidas e conhecemos melhor o espaço da biblioteca.








quinta-feira, 16 de março de 2017

                                                  Diferença entre resumo e resenha
Resumo: fazer um resumo é sintetizar as principais ideias de um texto, livro e etc. Fazendo com que através do resumo seja desnecessária a consulta do documento original, justamente pelo fato de que no resumo estarão contidas todas as ideias principais e essenciais do documento resumido.
Resenha: sintetizar e analisar um determinado texto, sendo que o que diferencia a resenha do resumo é a liberdade que o indivíduo tem de expor seu ponto de vista e opinar sobre o texto, porém na resenha evita-se primeira pessoa.
   Na aula do dia 10/03/2017 inicialmente falamos sobre ciência e pesquisa científica, e vimos que não são apenas cientistas que fazem ciência e que ciência é a aquisição de conhecimentos "entregamos" a resenha descritiva solicitada pelo professor na semana anterior e no final da aula ele pediu que trocássemos os trabalhos (resenha crítica) e observássemos os erros na estrutura da resenha que nossos colegas haviam feito.
   Durante a aula o professor Fernando, nos orientou a respeito da Metodologia do trabalho como uma explicação sucinta.Vimos que:
Monografia é o  estudo detalhado e exaustivo, baseado em pesquisa bibliográfica e trabalho experimental.
O conhecimento científico utiliza-se da intuição, do empirismo, e do racionalismo. Já os métodos científicos são indutivo, dedutivo e hipotético.
Foi exposta ainda a diferença entre resumo e resenha, e como fazer um fichamento.
Vimos também que pesquisa é o processo através do qual se adquire novos conhecimentos.
Ao final da aula foi-nos solicitado expor aqui no blog a diferença entre resumo e resenha.
Bem! este é um pequeno resumo da nossa aula.
Até breve!

sexta-feira, 10 de março de 2017

Elementos Pré-textuais, textuais e pós-textuais
 Antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho.
 Elementos Pré-textuais
  •  Folha de rosto
  •  Errata (opcional)
  •  Folha de aprovação
  •  Dedicatória (opcional)
  •  Agradecimentos (opcional)
  •  Epígrafe (opcional)
  •  Resumo na língua vernácula
  •  Resumo em língua estrangeira
  •  Lista de ilustrações (opcional)
  •  Lista de tabelas (opcional)
  •  Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
  •  Lista de símbolos (opcional)
  •  Sumário
  •  Elementos Textuais
  •  Introdução
  •  Desenvolvimento
  •  Conclusão
  •  A nomenclatura dos títulos e seções dos elementos textuais fica a critério do autor do trabalho.
  • Elementos Pós-textuais
  •  Referências
  •  Glossário (opcional)
  •  Apêndice (opcional)
  •  Anexo (opcional)
  • Índice  (opcional)





Na aula de 03/03/2017 foram apresentados os trabalhos sobre as pesquisas sobre os seguintes métodos de pesquisa:
Etnografia, que consiste basicamente no estudo descritivo da cultura dos povos, seu principal objeto é o registro (caderno).
Pesquisa Participante, que é voltada para a resolução de problemas dos menos favorecidos, anda em conjunto com a Pesquisa Ação. Na Pesquisa Participante a comunidade participa da coleta e análise de dados.
Estudo de Caso, que consiste na busca de ferramentas para identificar e resolver um problema mal estruturado, nele a análise é feita tanto individualmente quando coletivamente a cerca das informações expostas.
Pesquisa Ação, é um método de pesquisa que visa a resolução de um problema identificado em uma determinada comunidade, na Pesquisa Ação, a comunidade participa apenas da coleta de dados.
Webgráfica, a qual referte-se em nossa descrição superficial a uma determinada listagem de sites disponíveis para pesquisa.
Educação Comparada, que consiste na comparação de ferramentas em todos os campos da educação. 
 ENTREVISTA REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA BENEDITA DE CASTRO LIMA.

  Como os docentes lidam com as tecnologias digitais ? 
 "Na verdade, há dois anos atrás todos os computadores da Escola foram furtados, só no início desse ano letivo recebemos a remessa de novos computadores, geralmente os alunos usam os computadores sob a orientação de alguns docentes, mas nem todos os docentes utilizam esses recursos. A maioria dos docentes ainda usam o data show em sala de aula, que aliás é o recurso mais utilizado".
  Sabendo o que é educação, quais são os elementos preliminares para compreender o processo de educar ?
"Sim. Em primeiro lugar nos professores temos que ter ciência da individualidade, a educação por si, já é um elemento transformador na sociedade, ela é um objeto mediador de conflitos e esclarecimentos.
A educação é um meio de mudança social e formação de sujeitos da mudança social . Com base nessa afirmação, é possível chegar a mudança social apenas através da educação ?
" Sim. Tanto que ela já promove essa mudança, o indivíduo chega a escola com conceitos próprios da realidade em que vive. A escola em seu papel dá para ele os suportes necessários para a reformulação desses conceitos. Porém, a escola atual está sobrecarregada, se não bastassem todas as suas responsabilidades, a sociedade atribui a ela a a função que deveria ser da família, ou seja, a escola
tem que fazer, também o papel da família que na verdade não lhes corresponde".
O conhecimento é acessível para todos ?
"Não. Na nossa sociedade na há a igualdade de acesso, ainda hoje muitas crianças e adolescentes estão fora da escola, por falta de vagas, distância da instituição, de forma geral pode-se afirmar que atualmente não existe a igualdade de acesso para todos os indivíduos que compõem a sociedade.
É possível falar de ciência sem citar a questão da religiosidade ?
"Na verdade é muito complicado para o professor, pois ao falarmos sobre " A evolução das Espécies", por exemplo, pode surgir questionamentos religiosos, cabe ao professor ter maturidade para saber contornar a situação. Nós vivemos em uma sociedade muito discriminatória inclusive em questões que envolvem de alguma forma a religiosidade".